Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Como evitar o acúmulo de placa bacteriana nas borrachinhas do aparelho ortodôntico


07/01/2019

Não tem como falar em aparelho ortodôntico sem lembrar das borrachinhas. E elas não estão lá só para deixar a boca colorida, não. A função primordial delas é fazer força no fio dentro da canaleta do braquete, ou seja, é ela que aperta o aparelho para que haja a movimentação ortodôntica.

Mas ao mesmo tempo que é superútil, as borrachinhas também podem ser uma armadilha no acúmulo da placa bacteriana, porta para muitas doenças bucais. A placa, ou também chamada de biofilme, é uma leve camada de bactérias que ficam situadas logo em cima dos dentes. Ela se forma decorrente da junção de restos de alimentos e microrganismos. Quando deixamos de tomar os cuidados necessários, essa placa pode desenvolver problemas bucais.

No caso de quem usa aparelho ortodôntico os cuidados com a placa bacteriana devem ser ainda maiores, já que a borrachinha pode sim propiciar quadros como esse. Uma porque ela é mais um lugar físico para as bactérias se fixarem. Além do mau cheiro nas borrachinhas, as placas bacterianas também podem dar início a outros problemas bucais como cáries ao redor dos braquetes e gengivite, que pode evoluir para uma periodontite em casos crônicos.

Higiene bucal é aliada contra o acúmulo de placa bacteriana

Todos os problemas que descrevemos acima podem ser evitados com uma ação simples: escovando os dentes sempre depois da ingestão de qualquer alimento. Daí vem a pergunta: então vou ter que escovar os dentes mais do que três vezes ao dia. Sim, essa é a indicação. Como falamos, as borrachinhas são verdadeiros esconderijos para a formação de placa. Então, cada vez que você comer algo o mais recomendável é escovar os dentes para que nada se acumule nelas.

Também é importante lembrar dos outros aparatos para uma boa escovação: o fio dental e a escova interdental, que limpa os cantinhos do aparelho.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)