Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Como o odontopediatra pode ajudar a incentivar o uso do fio dental para seu filho


14/12/2018

O uso do fio dental é um dos assuntos que mais batemos na tecla. Ele é essencial na higiene bucal, e deve ser usado incorporado aos nossos hábitos desde pequenos.

Mas como mostrar às crianças como usar o fio, e até mesmo explicar corretamente o por que seu uso é importante? É aí que os papais e mamães podem contar com a ajuda do odontopediatra!

O profissional pode ensinar tanto os pais quanto os pequenos sobre a técnica e manejo para tornar o uso do fio dental efetivo. Por isso, as consultas preventivas e de acompanhamento periódico também são fundamentais nessa fase.

Qual a idade certa para iniciar o uso do fio dental?

A indicação é que com o surgimento dos primeiros dentinhos já se pode usar o fio. Isso é importante para familiarizar a criança com a técnica. Na primeira infância é necessário que os pais ou responsável pela escovação passe o fio nos dentinhos dos pequenos. A partir da idade escolar, após ensinamento e treinamento, a criança poderá usar o fio com supervisão.

Além do odontopediatra, os pais também podem contar em casa com o auxílio de vídeos educativos para incentivar os filhos a usarem o fio. Sempre buscando materiais em fontes confiáveis, claro.

O exemplo também é superimportante! A criança acaba por ser motivada ao ver seus pais usando o fio dental. É a mesma coisa quando os adultos tentam dizer para o filho comer uma fruta, mas eles mesmos só comem doces. Ou seja, o exemplo e rotina farão o hábito se estabelecer naturalmente para a criança.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)