Qual a importância do passa fio para quem usa aparelho ortodôntico?

26/11/2018

O passa fio é um item de higiene bucal desenvolvido especialmente para pessoas que estão em tratamento ortodôntico. Seu formato é similar a uma agulha de plástico e auxilia o uso do fio dental com mais precisão, facilitando alcançar áreas de difícil acesso na arcada dentária.

Sem dúvida é uma ajuda e tanto para quem usa aparelho dentário, já que leva quase o dobro de tempo para passar o fio dental. É claro, seu uso não é obrigatório, sendo assim opcional a cada paciente.

Para quem não gosta do passa fio, uma alternativa é o superfloss, que possui uma extremidade mais rígida, facilitando a condução do fio entre os acessórios do aparelho. Formado por um material esponjoso ele também realiza uma limpeza mais eficaz ao redor do aparelho e entre os espacinhos dos dentes.

Fio dental é obrigatório

O passa fio pode até não ser obrigatório, mas o uso diário do fio dental sim! Isso porque o aparelho ortodôntico facilita o acúmulo de placa bacteriana na cavidade bucal do paciente e, consequentemente, o cuidado com a escovação e o uso do fio dental deverá ser maior. A principal função do fio é remover as placas e restos de alimentos que ficam entre os dentes, lugar onde a escova dificilmente alcança.

Os benefícios de usá-lo, independente se você usa aparelho ou não, vão desde a diminuição da presença de bactérias causadoras de cáries até manter as gengivas saudáveis, longe de sangramentos, e evita qualquer tipo de inflamação, ah, além de dar aquela sensação gostosa de hálito fresco.