Saiba como identificar os sinais e sintomas do câncer de boca

31/01/2018

Você saberia identificar quais são os sinais e sintomas que o câncer de boca apresenta? Aqui estão alguns deles:

- Ferida na boca que não cicatriza - Dor na boca que não desaparece - Caroço ou inchaço na bochecha - Mancha branca ou vermelha nas gengivas, língua, amígdalas ou mucosa da boca - Dificuldade para mastigar ou engolir - Dificuldade de mover a mandíbula ou a língua - Dormência na língua ou outra área da boca - Inchaço da mandíbula, causando desconforto com a dentadura - Enfraquecimento dos dentes ou dor ao redor dos dentes - Mau hálito constante

Muitos desses sinais e sintomas são também causados por problemas benignos, ou mesmo por outros tipos de câncer. De qualquer maneira, se algum desses sintomas não desaparecer de sua boca, consulte o quanto antes um dentista. Quanto antes o diagnóstico e tratamento melhor são as chances de cura.

É possível evitar o câncer de boca?

A boa notícia é que sim! A prevenção começa na adoção de atitudes saudáveis como parar de fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e seguir uma boa alimentação. Além disso, é fundamental que a pessoa tenha uma boa higiene bucal regular e visite regularmente o dentista

Autoexame bucal é importante

Como já comentamos anteriormente, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura do câncer de boca. E o autoexame da boca pode contribuir na identificação antecipada do problema. Confira o passo a passo:

1- Com o auxilio das mãos, olhe seus lábios superior e inferior por dentro e por fora, inclusive as gengivas. 2- Olhe o interior das bochechas, examinando também a garganta e o palato (céu da boca). 3- Observe a língua olhando por cima, por baixo, sem esquecer também das laterais. 4- Apalpe a pele do rosto e pescoço suavemente, procurando alguns sinais, como nódulos.