Doença renal crônica: cuidados com a saúde bucal são fundamentais

30/01/2018

A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública mundial, e o número de portadores aumentam de forma global. No Brasil, as taxas de incidência e prevalência dessa doença crescem de forma acelerada, sendo que dobrou nos últimos 12 anos.

A DRC consiste em lesão renal com perda progressiva e irreversível da função dos rins. Vários sinais e sintomas ocorrem pela perda de capacidade deste órgão que tem a função de manter o equilíbrio interno do corpo.

Muitas pessoas com a doença precisam passar por hemodiálise - método de filtração do sangue por meio de um rim artificial.

Alterações bucais são frequentemente encontradas em pacientes em hemodiálise devido ao comportamento da doença. Entre elas podemos citar a palidez da mucosa oral pela presença constante de anemia, estomatite urêmica causada por apresentarem taxa aumentada de uréia na saliva, candidose, sangramento oral, xerostomia, doença periodontal, diminuição do fluxo salivar, formação e acúmulo de cálculo dentário por causa do aumento da concentração de cálcio e fosfato.

Cuidados com a saúde bucal

Pacientes com doença renal crônica devem manter a qualidade de saúde bucal, sem a presença de infecções ou condição precursora de focos infecciosos na cavidade bucal. Isso porque o acúmulo de placa bacteriana e a doença periodontal podem ser um fator de risco à infecção sistêmica, colocando a vida do paciente em perigo.

Assim, é fundamental que os portadores da doença escovem os dentes após as refeições diárias, incluindo o uso do fio dental. Além disso, não deixe de visitar seu dentista. Sua saúde bucal e seu corpo vão agradecer!