Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

A alimentação é importante para a saúde bucal?


06/12/2017

Pesquisas mostram que cerca de 60% dos alimentos consumidos por brasileiros têm alto teor de gordura. São alimentações como: bacon, carnes gordas, frituras, chocolates e outras guloseimas que tentam a nossa vida diariamente. Só que, além de bem calóricas, essas comidas são perigosas para a saúde, e não somente a geral. A boca é como uma porta de entrada e a saúde do seu corpo tem ligação direta com a saúde bucal. Um exemplo é o consumo de açucares, quando em excesso eles podem causar diabetes e também danificar os dentes, criando cáries e outros problemas posteriores.

Por isso é importante ficar atento a sua alimentação, enquanto alguns alimentos podem ser aliados, outros podem ser ameaças. Quando o organismo não recebe os nutrientes necessários, diversas doenças podem surgir na boca. A falta de ferro pode causar aftas, língua rachada, queimação bucal, infecções, entre outros. Enquanto a ausência de vitamina C pode gerar sangramentos na gengiva, alteração do paladar, tendência a carie etc. O cálcio também é importante, sendo 99% presente nos nossos dentes, e a carência dele pode resultar em osteoporose e osteopenia.

Para aliar a saúde bucal e a saúde geral alguns alimentos podem ser substituídos:

- Exclua do cardápio biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerantes, ou seja, aqueles alimentos que são ricos em sódio ou industrializados;

- Procure diminuir o excesso de pão e massas, podendo trocá-los por opções integrais;

- Em vez do leite integral, consuma os desnatados ou semidesnatados, já que contam com restrição de gordura;

- Deixe o chocolate de lado e opte por frutas e sucos naturais;

- A carne vermelha deve ser consumida com moderação e o frango ou peixe podem ser uma boa substituição.

Porém, isso não significa que você deva parar de comer algum tipo de comida. A questão é preservar a sua saúde. Procure profissionais especializados, como um nutricionista ou o seu dentista, e tire suas dúvidas. As saúdes geral e bucal vão agradecer!

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)