Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Piercings na boca podem ser vilões da saúde bucal


09/10/2017

Você certamente já viu pessoas usando piercing nos lábios, língua, freio ou bochechas e talvez até já pensou em usar um. Porém, esta expressão individual pode causar danos a sua saúde oral quando não cuidado devidamente.

Além dos riscos da perfuração, como a dor, o inchaço, inflamações ou queloides, os piercings podem danificar seus dentes e mucosa. Os principais riscos são de infecção, sangramento prolongado quando não perfurado corretamente, fraturas nos dentes pelo contato com a joia, ferimentos na gengiva como uma retração, interferência na funcionalidade normal da boca e doenças transmitidas pelo sangue como a hepatite.

O piercing pode acumular resíduos, propiciar o surgimento de cáries e gerar bactérias que, pelo uso do adorno, podem entrar na corrente sanguínea e levar bactérias bucais a outras partes do corpo. Portanto, para um uso correto e com menos dano possível, se atente em procurar um local e profissional qualificado para fazer a perfuração. O material da joia também é um item importante, prefira utilizar os fabricados com aço cirúrgico, titânio ou ouro branco.

Como cuidar do seu piercing após colocá-lo:

• Tenha uma alimentação que facilite a cicatrização;

• Mantenha a peça limpa utilizando bochechos anticépticos;

• Procure não girar ou mordiscar a joia;

• Tenha paciência durante o período de cicatrização;

• Não troque de peça antes do período recomendado;

• Faça higienizações bucais completas e diárias.

Em casos de rejeição ou qualquer outra anomalia, como inflamações ou inchaços persistentes, procure um médico. E não esqueça de sempre estar em dia com a sua limpeza oral, mesmo após a cicatrização do piercing!

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)