Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Quem deve usar prótese dentária?


04/10/2017

Estamos habituados a relacionar próteses a dentaduras, e dentaduras a idosos, não é mesmo? Mas estamos enganados! Imprevistos acontecem e durante a vida é comum que as pessoas percam um, ou mais, dentes por diversos motivos, como extrações, doenças bucais ou até por quebrá-los acidentalmente.

As próteses existem para substituir o dente ausente e, além de conservar a estética, são responsáveis por manter a saúde bucal, prevenindo o movimento dos outros dentes e o surgimento de problemas mastigatórios. Ou seja, fazem bem para sua boca e para seu bem-estar. Os tipos mais comuns de próteses são:

• Prótese total

Este modelo é utilizado quando acontece a perda total dos dentes. De maneira convencional ela é colocada após a extração e cicatrização dos dentes remanescentes, o que pode demorar alguns meses. De forma imediata, uma prótese é instalada logo após a remoção dos dentes, porém este método requer manutenção nos seguintes a aplicação já que os ossos podem sofrer alterações após a sua cicatrização.

• Prótese parcial

Neste tipo de prótese uma estrutura metálica apoia no local dos dentes naturais e também pode ser feito o uso de coroas para a aplicação sobre os dentes já existentes. Esta é uma alternativa para as pontes.

Nos primeiros meses as próteses podem parecer como um elemento estranho na sua boca e também podem gerar certo desconforto. O período de habituação exige um pouco de prática, mas em poucos meses os músculos e sua língua se adaptarão normalmente a prótese.

Fique atento a algumas dicas para cuidar melhor da sua prótese:

• Manuseie com cuidado, as próteses são sensíveis e podem se quebrar facilmente;

• Mantenha-as em uma solução de limpeza ou com água pura enquanto não a utiliza;

• Escove-a diariamente com uma escova de cerdas duras;

• Escove sua gengiva, língua e o céu da boca com uma escova de cerdas suaves;

• Visite seu dentista regularmente para conservar o estado da sua prótese.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)