Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Dente de leite: o que fazer quando ele cai precocemente?


06/03/2017

A gente sabe que vez ou outra as crianças caem ao brincar, muitas vezes batendo os dentes no chão. Mas o que fazer se num desses acidentes ela perder o dente de leite precocemente?

Apesar dos dentes de leite não serem duradouros, eles são importantes para o perfeito estabelecimento da oclusão dos dentes permanentes. Sua perda precoce pode acarretar em problemas de oclusão (engrenamento dentário) e função (fala e deglutição).

Quando uma criança os extrai antes de caírem naturalmente, é possível que ela precise usar mantenedor de espaço – tipo de aparelho feito sob medida em acrílico ou metal pelo dentista ou ortodontista. O mantenedor de espaço pode ser removível ou cimentado na boca da criança. Sua finalidade é manter o espaço para a erupção do dente permanente no lugar certo.

Nem toda criança que perde um dente de leite precisa de um mantenedor de espaço. Contudo, é sempre importante consultar o dentista para saber se o uso dele é necessário ou não.

O que fazer quando ocorre um traumatismo dental?

Fratura: encontre o fragmento do dente e coloque-o em um recipiente com soro fisiológico ou leite e procure um dentista para avaliar a possibilidade de recolar esse fragmento.

Dente torto ou mole: se o dente estiver torto, com as mãos limpas, tente empurrá-lo para a posição original, em caso de mobilidade dental, não faça nada e procure o cirurgião-dentista.

Perda do dente: procure o dente. Em nenhuma hipótese toque ou segure na raiz do dente. Lave-o com água filtrada ou soro fisiológico sem esfregar, guarde em um recipiente com leite ou soro fisiológico, e leve-o mais rápido possível para o dentista.

Em todos os casos, quanto menor tempo o dente permanecer fora da boca, e quanto mais rápido visitar o dentista, maiores serão as chances de sucesso de recuperação do dente ou fragmento dental.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)