Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

O que fazer quando o dente de leite não cai?


02/03/2017

O dente permanente do seu filho está nascendo, mas o dente de leite insiste em ficar na boca? Apesar desta situação preocupar papais e mamães, isso pode ocorrer, sim!

Como o dente permanente se forma atrás do dente de leite, muitas vezes há um desvio da posição e o dente permanente acaba erupcionando por trás. Com isso a raiz do dente de leite é reabsorvida somente na parte de trás, ficando a raiz intacta na parte da frente. Esse dente não vai cair sozinho, portanto é importante que a criança visite seu dentista para remoção do dente de leite.

Em alguns casos, há uma alteração de posição do dente permanente e nada de reabsorção do dente de leite. Isso pode ocorrer depois de um trauma por exemplo. O dente permanente normalmente nasce numa posição bem longe da correta. A extração do dente de leite será necessária, assim como o aparelho ortodôntico para colocar o dente no lugar, já que nesses casos o dente não vai para a posição correta sozinho.

Falta de espaço

Toda criança costuma ter 20 dentes de leite na boca, que serão gradativamente substituídos por 32 permanentes a partir dos 5 anos de idade. O número de dentes é menor na infância justamente por causa do tamanho da arcada das crianças que ainda é muito pequena e não comportaria todos os permanentes, que estão sendo formados dentro da gengiva para nascerem na hora certa.

Alguns fatores podem contribuir para que o dente não caia no tempo certo, como questões emocionais, gengiva muito fibrosa e falta de espaço para o dente permanente.

Especialistas desaprovam a extração do dente em casa, sem a devida análise ou cuidado. Isso porque a força usada para arrancar o dente pode causar fratura da raiz e até inflamação na região, dificultando a remoção desse fragmento posteriormente.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)