Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Como fazer a limpeza do seu aparelho


31/01/2017

Está pensando em fazer um tratamento dentário, com o uso de aparelho? Antes de tomar sua decisão é importante levar em consideração os prós e contras de cada um. A limpeza é um dos fatores mais importantes nessa hora, já que a sujeira, além de esteticamente negativa e incômoda, também causa problemas de saúde decorrente da higiene bucal.

Confira alguns tipos de aparelhos e seus prós e contras na hora de limpar:

Aparelho móvel:

O aparelho móvel é feito através do molde da boca de cada paciente, individualmente, e sua eficácia depende do seu uso correto e frequência adequada, além das visitas constantes ao consultório para verificação do andamento do tratamento.

Sua limpeza deve ser realizada com bastante frequência, pois quando se usa o aparelho móvel por horas, placas e bactérias se acumulam na boca, podendo causar mau cheiro e aparência suja.

Para limpá-lo, deve-se utilizar água fria e creme dental comum, há também a possibilidade de deixá-lo submerso por 24 horas numa mistura de água com duas gotas de água sanitária.

Aparelho fixo (com braquetes comuns):

O aparelho fixo é o mais utilizado entre os pacientes que estão realizando um tratamento ortodôntico, são aqueles que possuem estrutura metálica ligada por fios.

Na hora de limpar, pode ser utilizada apenas a escova de dentes tradicional e creme dental, já que o aparelho é fixado nos dentes, claro que no momento da escovação, esta deve ser feita de maneira mais atenciosa do que em dentes sem aparelho.

Para uma limpeza mais profunda, pode ser usada também a escova ortodôntica, pois ela limpa a parte de cima e a de baixo dos braquetes ao mesmo tempo, entretanto, para ambas as opções, é necessário que as cerdas sejam macias e pequenas.

Existem ainda outros produtos que podem ser adquiridos para a limpeza dos braquetes metálicos, como a escova interdental e o passa-fio, para facilitar o uso do fio dental.

O acúmulo de sujeira no aparelho fixo pode começar a incomodar, ficar preso entre os braquetes, o que pode prejudicar a saúde dental e gerar cáries, inclusive. A alimentação também é fator importante, pois alguns alimentos são mais propensos a prenderem nos braquetes metálicos, causando desconforto, e a escovação deve ser feita imediatamente depois de comer.

Aparelhos estéticos:

Muito semelhantes ao aparelho fixo comum e metálico, os aparelhos estéticos são feitos com materiais transparentes (porcelana, safira, cerâmica, policarbonato). São utilizados por aqueles que querem um tratamento mais discreto, que não chame tanta atenção quanto os braquetes metálicos.

Seu processo de limpeza, portanto, é basicamente o mesmo dos aparelhos fixos, entretanto, por ser feito de material transparente ou semelhante a cor dos dentes, ele é mais propenso ao amarelamento (café e cigarro são vilões), por esse motivo, é comum que as ligaduras do aparelho tenham que ser trocadas frequentemente.

Existe ainda o aparelho com braquetes autoligados (consistem em braquetes com um fecho que abre e fecha para manusear o fio que passa por ele) e o aparelho lingual (posicionado atrás dos dentes, próximo à língua, permanecendo invisível) ambos utilizam métodos de limpeza semelhantes aos do aparelho fixo e estético.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)