Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Nossa História - Uniodonto

A Uniodonto de SC é uma Cooperativa Odontológica sem fins lucrativos, organizada por Cirurgiões Dentistas que se associam segundo os princípios do cooperativismo, com a finalidade de prestar assistência odontológica a um custo acessível e ao alcance da população, dentro da realidade brasileira.

A Uniodonto de SC é uma operadora de planos odontológicos registrada na ANS sob número 34220-3.
A sua sede é na cidade de Blumenau - SC e possui escritórios de representação nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Rio do Sul.
A Uniodonto de SC juntamente com as outras Uniodontos e Federações existentes no país, formam o SISTEMA NACIONAL UNIODONTO.

PRIMÓRDIOS DA ODONTOLOGIA

A História da Odontologia no Mundo remonta a um tempo que fica até difícil ao homem contemporâneo Imaginar.
A cárie sempre existiu, e com o passar dos séculos só fez aumentar devido a mudança de hábitos alimentares.
Na antiguidade o dentista era, na verdade, um curandeiro, que atribuía às forças "malignas" qualquer problema de saúde. Os meios de cura variavam entre simpatias e infusões à base de ratos, rãs e insetos.
No século dezoito nasce Pierre Fauchard, francês considerado o pai da Odontologia Moderna. Além de publicar inúmeros livros, criou o pivot e iniciou o desenvolvimento das dentaduras.
Já no Brasil, o marco oficial da Odontologia aconteceu em 25 de outubro de 1884, quando surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia as Faculdades de Odontologia criadas através do decreto 9.311, motivo pelo qual esta data é considerada como o "Dia do Cirurgião Dentista".
O precursor desta ciência no Brasil foi Augusto Coelho e Souza, cuja obra máxima, Manual do Odontólogo, ainda nos dias atuais é respeitada.
A Odontologia Brasileira ocupa hoje lugar de destaque no cenário mundial, não obstante sua história recente.


Foto: vista frontal de uma prótese fixa mandibular (4 incisivos humanos naturais e dois dentes entalhados em marfim, atados com arame de ouro)
encontrada no Sidão, principal cidade da Antiga Fenicia. Data provável da prótese entre os séculos IV e V a.C. Museu do Louvre, Paris.


COOPERATIVISMO ODONTOLÓGICO

No Brasil Acreditando no cooperativismo e com muita determinação, 37 cirurgiões-dentistas da Baixada Santista criaram, em 18 de setembro de 1972, a Uniodonto de Santos, a primeira de sua categoria a ser fundada no País. O acerto da confiança dos odontológos no sistema, confirmou-se logo, através do verdadeiro salto do número de novas cooperativas odontológicas instaladas no Brasil. Tanto assim que, já em 1979 pôde ser constituída a Federação Nacional das Cooperativas Odontológicas Uniodonto, também com sede em Santos (SP). Estava, pois, consolidado o Sistema Uniodonto, congregando, dentro de uma filosofia uníssona, todas as singulares do País.

Em Santa Catarina
Em 03 de abril de 1980 foi fundada em Blumenau a hoje Uniodonto de Santa Catarina Cooperativa de Trabalho Odontológico, a primeira no seu gênero em Santa Catarina.
Era de apenas 20 o número de fundadores; atualmente o número de cooperados ultrapassa 1.400. Apesar das dificuldades de toda ordem que se antepunham e desafiavam os esforços da implantação e de crescimento; a confusa situação sócio-econômica do País e sua instabilidade monetária; a conscientização, lenta e progressiva, do indivíduo para a necessidade de um cuidado sistemático com a saúde bucal; o diálogo permanente com o cooperado, buscando uma afinidade mental em relação ao aspecto social do cooperativismo odontológico e às perspectivas, não raro ilusórias, de limitação ao atendimento particular; da aceitação, também lenta e progressiva, da idéia de convênios de assistência odontológica pelas empresas, a singular se impôs na construção, ampliação e consolidação do Sistema Uniodonto em Santa Catarina.
Desde novembro de 1997 responde especificamente pelas relações com os cirurgiões-dentistas, e através destes, como prestadora, pelo atendimento odontológico.
Em 14 de novembro de 1997 foi fundada, também com sede em Blumenau, a Uniodonto de SC Cooperativa Administradora de Contratos. Esta singular responde, como administradora, pela parte comercial - vendas, celebração e administração de contratos, relações com as contratantes e assistência às mesmas, sendo também de sua alçada as relações com as demais Uniodontos no Brasil - singulares, federações e central.

Desdobramento Até 1998, as duas singulares respondiam pelo atendimento em todo o Estado de Santa Catarina, passando a partir de então a compartilhar este território. As áreas de atuação foram delineadas segundo a região de cada uma (clique no menu ao lado desta página em Usuário / Empresa e escolha o botão "Uniodonto em SC" para conhecer o endereço de nossos escritórios em SC ou clique no botão Uniodonto no Brasil e veja o endereço de cada uma delas nas regiões e ou estados do Brasil). Em 2005 foi criada pelas singulares que atuam no estado de Santa Catarina, a Federação da Cooperativas Odontológicas do Estado de Santa Catarina (UNIODONTO CATARINENSE).

As Singulares que compõem o Sistema e fazem parte da Federação da Cooperativas Odontológicas do Estado de Santa Catarina (Uniodonto Catarinense) são:
- Uniodonto de Santa Catarina, com sede em Blumenau;
- Uniodonto de SC, com sede em Blumenau;
- Uniodonto Sul Catarinense, com sede em Criciúma.
Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)